Conheça 6 soluções tecnológicas para o setor de eventos de negócios
De inteligência que faz o “match” entre visitantes e expositores com interesses em comum, à tradutor instantâneo de mandarim, setor avança com tecnologias que valorizam a experiência nos pavilhões
Segundo levantamento da Meeting Professionals International (MPI), a personalização das experiências em eventos corporativos é uma tendência, com 64% dos organizadores de eventos considerando essencial na realização dos mesmos. E como vivemos em um mundo digital, muitas das experiências passam pelo uso de tecnologias para melhorar a experiência de visitantes e expositores. Alinhando com esse movimento a RX, uma das principais organizadoras do mundo, mostra 4 soluções inovadoras já em prática no seu portfólio.
As feiras industriais e corporativas sempre estiveram na vanguarda do uso de recursos tecnológicos criados para promover facilidades e impulsionar resultados. Mas, quais serão os próximos passos?
Como parte do grupo RELX, provedor global de ferramentas de análise e decisão baseada em informações, a RX Brasil mostra como novos avanços têm sido incorporados às realizações e as tecnologias que o público vai encontrar nos eventos do segundo semestre. Confira algumas:
1 – Solução que dá “match” entre visitantes e expositores
O sistema Matchmaking estabelece uma “conexão de pessoas e marcas”. Com a ferramenta, os visitantes recebem recomendações de soluções, produtos, serviços e empresas de acordo com os interesses registrados no momento do credenciamento. Utilizado há alguns anos nas feiras da RX, o sistema tem como objetivo otimizar a jornada de todos os envolvidos, gerando leads qualificados e direcionando o visitante para que uma visita otimizada no pavilhão.
2 - BI para trazer público qualificado
A RX possui um banco de dados extenso de profissionais que visitam os eventos e consomem o conteúdo gerado pelas feiras nas comunidades digitais. Além disso, cada uma delas oferece um grupo grande de experiências que também miram diversos perfis de profissionais diferentes. Para isso, é preciso o uso de um BI para segmentar essas pessoas, atendendo assim as necessidades específicas de cada visitante, valorizando o tempo de visita e disponibilidade de cada um. Dessa forma as comunicações são responsáveis por entregar a cada grupo de profissionais as atrações e fornecedores de interesse, gerando valor no planejamento das visitas. Assim, o BI ajuda cada evento a entregar o que cada grupo de profissionais busca quando vai em uma feira da RX.
3 - Painéis que acompanham a visitação dos eventos
Ainda dentro do campo de Inteligência de Dados, uma ferramenta utilizada nas feiras da RX é o desenvolvimento de painéis de BI para acompanhar a performances de visitação das feiras. Da mesma forma que a segmentação pelo BI entrega ao visitante o que é de seu interesse, os painéis durante a realização da feira ajudam a medir se os principais perfis de visitantes/compradores que os expositores buscam estão indo ao evento. Com essa tecnologia, a organizadora pode acompanhar em tempo real o volume de visitantes e o perfil do público que está no evento. A solução ajuda a detectar como está a visitação na feira e direcionar ações específicas para atrair os perfis desejados por meio de e-mails, redes sociais e campanhas patrocinadas que usam as informações que o visitante compartilha ao fazer o credenciamento.
4 – Painel que ajuda nos negócios dos expositores
Diferente dos painéis de BI, o Exhibitor Dashboard tem foco nos expositores, analisando o desempenho de eventos baseada em dados, permitindo que os eles fechem o ciclo sobre o ROI da feira, obtendo mais de sua participação, além de insights valiosos para aumentar sua participação no mercado. Ao contrário da avaliação tradicional do desempenho do evento baseada em opinião, o Exhibitor Dashboard fornece aos expositores uma visão quantificável e rápida de seu desempenho antes, durante e depois de cada evento, além de insights acionáveis para ajudá-los a ter um melhor desempenho.
Com apenas um clique, os usuários podem ver, em tempo real, quantas vezes seu perfil foi visualizado no diretório de expositores; quantas pessoas foram redirecionadas para o site do programa; quantos visitantes os adicionaram ao plano de visitação; e quantas vezes eles foram recomendados. O Painel do Expositor também fornece um total contínuo de leads coletados, detalhando a quantidade, atributos e detalhes de cada contato.
5- Ferramenta que traduz mandarim
Com o crescimento de participantes estrangeiros nas feiras, a ferramenta de tradução é parte do aprimoramento da estrutura para atender cada vez melhor os diversos mercados internacionais, inclusive o mandarim, eliminando barreiras de idioma e solucionando com agilidade as necessidades apontadas. Para facilitar a interação, a RX tem adotado uma ferramenta de tradução de pesquisa do mandarin para o português, e vice-versa. Com o python acoplado numa inteligência artificial para ter todas as respostas num idioma só.
6- App que captura leads dos visitantes e transforma em negócios
Um dos principais motivos de uma empresa participar de uma feira é encontrar muitos novos clientes em potencial. Mas, ao estar no evento como ela pode capturar e passar os leads mais interessantes para sua equipe de vendas o mais rápido possível, junto com todas as informações que foram obtidas durante as conversas e networking na feira?
Sendo um expositor em uma feira da RX, é simples. Basta utilizar o Emperia, app de escaneamento de crachás da RX.
Com o aplicativo o expositor pode visualizar seus leads instantaneamente no app e adicionar notas e classificações por estrelas para priorizar os melhores prospects. Além disso, ele consegue até mesmo criar suas próprias perguntas de pesquisa para coletar feedback sobre lançamentos de novos produtos ou promoções de marca.
Outro destaque da ferramenta são os relatórios de leads, que podem ser baixados a qualquer momento para um acompanhamento rápido pelas equipes de vendas.
“Somos apaixonados por usar o poder de dados para ajudar nossos clientes a tomarem decisões melhores e mais rápidas, em um mundo de riscos e oportunidades ocultos. Ajudamos pesquisadores e profissionais a desenvolver a ciência e melhorar os resultados, buscando criar um futuro melhor. Fornecemos ferramentas e informações que auxiliam na jornada das feiras de visitantes e expositores em todos os segmentos. Acreditamos que cada organização é única, portanto, adaptamos nossos produtos às suas necessidades individuais de negócios, através de soluções fáceis de usar, abrangentes e econômicas,” finaliza Claudio Della Nina, diretor-geral da RX Brasil.